Os romanos introduziram o latim e o cristianismo, e chamaram "Gallaecia", por serem a terra dos Galaicos, ao território peninsular que hoje abrange Galiza, norte de Portugal, Astúrias e parte de Leom. Dividindo-o administrativamente em três "conventus" legais: Lucus Augusti , Bracara Augusta e Asturica Augusta, com suas três capitais em Lugo, Braga e Astorga, respectivamente.

Embora nom fosse fácil para os romanos conquistarem o território (lendas como a do rio Limia, onde disseram que perderam a memória ao atravessá-lo, demonstram-o), os Galaicos finalmente sucumbiram à conquista romana de maneira drástica, de acordo com histórias como a de Monte Medúlio, uma das últimas fortificações celtas.

E embora nem todos os celtas galaicos tenham desaparecido e muitos tenham se misturado aos romanos, outros permaneceram isolados, fugindo do domínio romano e aumentando as lendas dos "mouros" e dos mouras (do latim "mortus"). Os mouros eram seres pagãos que viviam escondidos em cavernas ou sob o solo. Mas, além disso, existiram outros seres como trasnos, dianhos, bruxas e meigas, que hoje fazem parte da mitologia galega.

Os romanos estabeleceram-se por sete séculos na Gallaecia, onde exploraram seus recursos de ouro e água quente e deixaram uma infinidade de obras de engenharia (muralhas, acampamentos, vilas, banhos, pontes, aquedutos, templos, minas ...), especialmente na cidade de Lugo, que foi durante algum tempo a capital desta província romana. Nesta cidade, o festival de interesse cultural Arde Lucus é comemorado todos os anos, onde todos se disfarçam de romanos ou de celtas.

É importante notar que esses romanos se estabeleceram em muitos dos antigos castros ocupados polos galaicos e os romanizaram, ou seja, modificarom as suas construçoes e aumentarom as populações adaptando-os ao modo de vida de acordo com a arquitetura urbana romana. Um importante imperador romano chamado Magno Clemente Máximo, nasceu na Gallaecia.


Muralla de Lugo
Muralha romana de Lugo



Séculos depois, outras tribos da Europa Central estabeleceram-se nessas terras. Os povos germânicos, especificamente Suevos primeiro e visigodos depois. Quando os Suevos estavam no poder no século V, eles fundarom o primeiro reino medieval na Europa. Foi o primeiro reino a se separar do Império Romano e o primeiro a cunhar sua própria moeda.

O reino suevo incluía a extensom da Gallaecia romana e parte da Lusitania (o conventus Scalabitanus), embora tivesse influência em mais territórios. Estabeleceram a capital em Braga, convertidos ao cristianismo, criaram divisões administrativas por paróquias, fortaleceram o poder eclesiástico e deixaram vestígios artísticos.

Além disso, desde o século IV o bispado de Bretonha foi estabelecido no norte da Gallaecia (hoje Galiza e Astúrias). Este território era habitado por bretões (de origem celta) que escaparam dos povos germânicos (anglos saxões) que sitiaram a Grã-Bretanha e a Armórica (Bretanha).

Neste bispado da Bretonha, o bispo Maeloc desempenhou um papel proeminente, num modelo religioso do cristianismo celta.

Reino Suevo Galicia
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Límites do Reino Suevo, da Gallaecia Romana e localizaçom da Bretonha



Nesta era suevo-cristã, havia uma sociedade galaico-romana na qual a história de Prisciliano era fundamental, um bispo com idéias reformistas, acusado de heresia e executado pela Igreja antes da chegada dos suevos.

priscilianismo, entom, era uma corrente que continuava a ter centenas de seguidores na era do domínio suevo na Galécia. Tanto que, depois de ser executado como herege, diz-se que seus restos mortais foram levados num barco de pedra para a sua terra natal e, uma vez lá, foram enterrados e um eremitério foi construído num campo estelar, uma história idêntica àquela da descoberta da tumba do apóstolo Santiago.

Ou seja, existe a possibilidade de que os restos do apóstolo nom sejam enterrados na Catedral de Santiago, senom os de Prisciliano, mas que a Igreja, por medo do aumento do priscilianismo, reescreveu a história apagando as suas pegadas. Ainda assim, ainda havia seguidores de Prisciliano após a sua morte, e muitos fizeram a peregrinaçom ao seu túmulo.

Enquanto isso, na diocese de Braga, Sam Martinho de Dumio desempenhou um papel de liderança na tarefa de cristianizaçom da Galécia, que pode ser considerado o homônimo de Sam Patrício na Irlanda.